Que profissão seguir?

Vou começar esse breve texto com uma frase de Charlie Brown Jr.: “Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida” da música Lutar pelo que é meu.

Realmente, escolher por algo não é tão fácil, pois significa optar por uma alternativas e deixar outras também atraentes. Mas então, como tornar o processo de escolha menos complicado?Isso é possível? Sim! É bem possível. 

escolha_profissional

A melhor escolha é a que leva em consideração todos os aspectos envolvidos na questão. Não importa qual seja o tema de sua escolha, procure levantar o máximo de informações possível antes de tomar uma decisão. Vamos a um exemplo prático. Você recebeu um convite para trabalhar em um estabelecimento que te pagará R$6.000,00 por mês, mas terá de fazer tudo, tudo mesmo, desde lavar banheiro, trabalhar no caixa e servir mesas. Nessa hora você já deve estar decido em aceitar, certo? Só que o contratante acrescenta que você terá de trabalhar todas as noites e folgar apenas na segunda-feira. Ou seja, você trabalhará de noite, dormirá de dia e descansará quando todos estiverem trabalhando. Ficou mais difícil agora?  E se você estiver estudando de noite ou estiver namorando ou for casado? Então fica o dilema entre ter dinheiro e não ter liberdade. O que fazer? 

Bom, deu para você ter uma ideia de que nem sempre, o melhor salário representa o melhor emprego, não é mesmo? Muitas pessoas diariamente comentem erros em suas vidas pessoais e profissionais por não prestarem atenção nos detalhes. Olham apenas para a recompensa e esquecem do que terão de fazer para conquistá-la. Abrem mão da liberdade, da família e dos amigos e principalmente de fazerem o que gostam pensando apenas no que vão receber financeiramente.

Aqui na Plus Psicologia Clínica, temos um curso (ou se preferir programa) de Orientação Vocacional cujo o foco é ajudar você a descobrir suas habilidades, pontos fortes e fracos para que, com isso, você consiga tomar as melhores decisões em relação a que profissão escolher para sua carreira profissional.

O trabalho é constituído por um programa que abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas. Mas, ao final, será você quem construirá o caminho a percorrer.

Quer saber quanto tempo leva o programa? São 8 sessões de 50 minutos cada, onde, como já citado, será bordados temas como:  “significado da escolha profissional”; “trabalho; “autoconhecimento” e “informação profissional”.

Quem pode fazer. Se você está no E.M. ou já acabou e agora vai prestar um vestibular, seria uma ótima ideia investir nesse programa, só para não decidir no escuro e, depois de ter passado no vestibular, descobrir que não era bem isso que queria fazer.

escolha-04Se você está procurando um trabalho, Will Durant disse: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. Logo, o trabalho molda nossa personalidade e nossa forma de sermos tanto sozinhos como em sociedade. Então escolha bem, escolha aquilo que te fará feliz. Pois, ao acordar todos os dias para trabalhar, você estará escrevendo sua história e moldando sua personalidade.

Posso fazer com um amigo(a) ou colega? Pode sim. O curso pode ser feito sozinho ou com outras pessoas. Mas, para garantir a qualidade do curso limitamos ao número de 3 participantes por grupo. Ok? 

Bom, é isso! Não deixe a oportunidade passar. Faça contato pelo +55 (19) 3629-1221  +55 (19) 99289-7512 Ou se preferir venha nos fazer uma visita. Estamos na Rua: João Pessoa Nº421 Sala 03 – Cidade Nova – SBO. Se preferir temos esse email também: agendar@pluspsicologia.com.br.

Abraços.