10 de março de 2016

BPA – Bateria Psicológica de Atenção

Bateria de Avaliação da Atenção

Bateria de Avaliação da Atenção

OBJETIVO

A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) tem como objetivo realizar uma avaliação da capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada.

PÚBLICO ALVO

Pessoas com idades variando entre 6 e 82 anos, de ambos os sexos e com diferentes níveis de escolaridade.

TIPOS DE ATENÇÃO ESPECÍFICOS

Atenção Concentrada
Indica a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado;

Atenção Dividida
Indica a capacidade de uma pessoa para procurar dois ou mais estímulos simultaneamente em um tempo pré-determinado, sendo que os mesmos estão distribuídos aleatoriamente entre vários distratores;

Atenção Alternada
Indica a capacidade de uma pessoa em focar sua atenção e selecionar ora em um estímulo, ora outro, diante de vários estímulos distratores por um determinado período de tempo.

APLICAÇÃO

Individual ou coletiva. Há um tempo específico para cada teste que compõe a BPA, mas no geral, o tempo total de aplicação da bateria não excede os 20 minutos, sendo 2 minutos para responder o teste de Atenção Concentrada, 4 minutos para o de Atenção Dividida e 2 minutos e 30 segundos para o Atenção Alternada.